Dspj Inativa 2014 | Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A DSPJ Inativa 2014 deve ser apresentada pela pessoa jurídica que permaneceu inativa durante todo o ano de 2013, e pela pessoa jurídica que foi extinta, cindida parcial ou totalmente, fusionada ou incorporada durante o ano de 2014, e que permaneceu inativa durante o período de 1º de janeiro de 2014 até a data do evento.

Pessoa jurídica considerada inativa

Considera-se pessoa jurídica inativa aquela que não tenha efetuado qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira, inclusive aplicação no mercado financeiro ou de capitais, durante todo o ano-calendário. O pagamento, de tributo de anos anteriores e de multa pelo descumprimento de obrigação acessória não descaracterizam a pessoa jurídica como inativa no ano-calendário.

Prazo e forma de apresentação

A declaração deve ser transmitida pela Internet até às 23h59min59s, horário de Brasília, do dia 31 de março de 2014. Após o envio da declaração é recomendado imprimir ou gravar o recibo de entrega.

Com a apresentação da DSPJ Inativa 2014 não será aceito para o mesmo período, a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) e a Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED).

Apresentação em situações especiais

A declaração relativa a evento de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação ocorrido, no ano de 2014, deve ser transmitida pela Internet até o último dia útil do mês subsequente ao do evento.

Declaração retificadora

A apresentação da declaração retificadora não depende de autorização administrativa, possuindo a mesma natureza da declaração entregue originalmente, substituindo-a na integra, sendo exigido para isso o número do recibo da declaração a ser retificada.

Declaração apresentada indevidamente

Caso a DSPJ Inativa 2014 tenha sido apresentada indevidamente e o contribuinte deseje transmitir outra declaração (Dirf, DIPJ ou Dmed), deverá fazer a retificação da declaração anteriormente enviada e, assinalar a opção “Não” no item “Declaração de Inatividade”. Essa alteração anula a apresentação indevida da DSPJ Inativa 2014 e possibilita a entrega das demais declarações.

Dispensa da apresentação da declaração

A microempresa e a empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, que permaneceu inativa durante o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013 fica dispensada da apresentação da declaração. Nessa hipótese, a pessoa jurídica esta obrigada a apresentação da Declaração de Informações Econômicas e Fiscais (Defis).

Penalidades

A microempresa e a empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional, que permaneceu inativa durante o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013 fica dispensada da apresentação da declaração. Nessa hipótese, a pessoa jurídica esta obrigada a apresentação da Declaração de Informações Econômicas e Fiscais (Defis).A falta de apresentação da declaração ou a sua apresentação fora do prazo fixado sujeitará a pessoa jurídica ao pagamento de multa no valor de R$ 200,00 por declaração, que será emitida automaticamente no momento do envio. Quando intimada, e não for apresentada a declaração no prazo estabelecido na notificação ou em caso de reincidência, ficará sujeita ao agravamento da multa em 100% sobre o valor anteriormente aplicado.

Ver mais: Instrução Normativa RFB 1419/2013.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Reforma Tributária: Como Ela Afetará Seu Negócio

Em outubro deste ano foi outubro, foi apresentada a primeira versão do relatório da reforma tributária no Senado Federal. A reforma tributária tem sido um tema recorrente no universo empresarial, despertando curiosidade e preocupação em muitos empreendedores. É fundamental entender

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Precisa de Ajuda?