Dicas de gestão para o seu E-commerce

Gestão de e-commerce: como melhorar a sua

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O e-commerce é uma modalidade de comércio virtual em que as transações são realizadas por meio da internet com o auxílio de aparelhos eletrônicos como computadores, smartphones e tablets.

Entretanto, assim como em qualquer empresa, o e-commerce exige uma gestão de qualidade, isso porque, para alcançar o sucesso, conta com demandas de logística, marketing, finanças e tecnologias, o que pode ser bastante complexo. 

Dessa forma, a gestão do e-commerce engloba as áreas de gerenciamento da loja virtual para garantir que as tarefas sejam realizadas conforme o esperado.

Por essa razão, é essencial que você conte com o auxílio da tecnologia tanto para atrair clientes quanto para vender mais ou organizar a parte administrativa e financeira da sua empresa. 

Já tem ou está pensando em abrir um e-commerce? Então continue a leitura, pois, para ajudar você a entender mais sobre o assunto, trouxemos este artigo repleto de dicas de gestão para o seu e-commerce. Confira! 

Tem um e-commerce no Espírito Santo? Então confira nosso outro artigo: Incentivos Fiscais No ES: Entenda O Compete E-Commerce

Seja organizado 

Pode parecer básico, mas a primeira dica de gestão é a organização, isso porque, gerir um e-commerce é uma tarefa complicada, com várias etapas e que exige que o profissional seja organizado. 

Uma gestão organizada possibilita que tudo seja cumprido dentro do prazo e da forma correta. 

Tenha um planejamento financeiro e siga-o

Mesmo que em regra os e-commerces contem com custos reduzidos, eles não podem ser ignorados para que seja possível manter a saúde financeira da empresa e gerar lucros. 

Dessa forma, é essencial que o e-commerce conte com uma boa organização financeira. Por essa razão, quem deseja ter um e-commerce de sucesso deve fazer um planejamento financeiro e garantir que ele seja seguido regularmente.

Para criar um planejamento financeiro efetivo, o empreendedor deve monitorar o fluxo de caixa, definir um orçamento para o negócio e o capital de giro. 

Por meio desse documento, o empreendedor consegue nortear as suas decisões, trazendo soluções mais efetivas para o seu negócio e garantindo que a empresa resista às oscilações econômicas. 

Acompanhe a taxa de conversão

A taxa de conversão consiste no percentual que representa o número de acessos na sua loja durante determinado período que foram realizadas compras. 

Com isso, é possível identificar uma métrica de quantos acessos será necessário para alcançar o número de vendas desejado. 

A partir daí, o empreendedor pode desenvolver estratégias para alcançar o número de acessos esperados e consequentemente o número de vendas desejado.

Além da taxa de conversão, o empreendedor também deve acompanhar o resultado das divulgações realizadas, como as ações de marketing, a quantidade de acessos em cada item, métricas de contato com o cliente, entre outros.

Descubra como a contabilidade pode ajudar o seu e-commerce, conferindo nosso outro artigo: Contabilidade Para E-Commerce: Seu Dinheiro Sob Controle 

Faça parcerias com cautela 

Antes de fechar parceria com um fornecedor, garanta que tudo foi analisado com muita cautela. Lembre-se que o mais barato nem sempre é a melhor opção. 

Nesses casos, preze por analisar a qualidade do produto/serviço oferecido, o suporte, prazos e a rentabilidade. 

Foque na organização da logística, pedidos, estoque e envio

Quando se trata de e-commerce, a logística é essencial para garantir o sucesso do negócio. 

Mas, para isso, é necessário que todos os setores estejam em equilíbrio, como a gestão de pedidos, o estoque e o envio. 

Para evitar atrasos, defina onde e como os produtos serão estocados, automatize a entrada e saída de produtos, monitore as entregas, ofereça prazo realistas e automatize também o faturamento.

Invista em Marketing 

O marketing é essencial para esse modelo de negócio. Por meio dele, o e-commerce ganha mais visibilidade, torna a marca referência, e com isso garante mais clientes.

Dessa forma, com o apoio de uma equipe de marketing qualificada, o e-commerce consegue atrair mais clientes por meio de estratégias que proporcionem uma maior visibilidade nos mecanismos de busca. 

Sendo assim, o empreendedor deve estar atento aos critérios de SEO, bem como pode desenvolver estratégias com anúncios pagos e criar conteúdos para engajar nas mídias sociais. 

Sabemos que quem opta por atuar no ramo do e-commerce está por dentro das novas tendências do mercado, buscando oferecer os melhores serviços e produtos aos seus consumidores por meio de plataformas digitais. 

Para que isso seja possível, é preciso contar com uma contabilidade tão atualizada como você. Somente uma equipe contábil de profissionais especializados em e-commerce poderá efetivamente otimizar sua rotina financeira, trabalhista e tributária. 

Nós, da Tononi Contabilidade, contamos com profissionais altamente qualificados e especializados em e-commerce e negócios digitais. Por essa razão, se você ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre o assunto, não perca tempo, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores. 

Para ter acesso a mais assuntos como este, acompanhe nosso Blog!

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