Contrato de Cessão de Quotas de Prazo Determinado de Sociedade Limitada à Vista

CONTRATO DE CESSÃO DE QUOTAS DE PRAZO DETERMINADO DE SOCIEDADE LIMITADA À VISTA

CEDENTE: Nome do Cedente, Nacionalidade, Estado Civil, Profissão, Carteira de Identidade nº …, C.P.F. nº …, residente e domiciliado na Rua …, nº …, bairro …, Cep …, Cidade …, no Estado …;

CESSIONÁRIO: Nome do Cessionário, Nacionalidade, Estado Civil, Profissão, Carteira de Identidade nº …, C.P.F. nº …, residente e domiciliado na Rua …, nº …, bairro …, Cep …, Cidade …, no Estado ….

As partes acima identificadas têm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Cessão de Quotas de Prazo Determinado de Sociedade Limitada a Vista, que se regerá pelas cláusulas seguintes e pelas condições descritas no presente.

I – DO OBJETO DO CONTRATO

Cláusula Primeira. O presente contrato tem como OBJETO, … (Quantidade) quotas sociais da Empresa … (Nome da Empresa), com sede em …, na Rua …, nº …, bairro …, Cep …, no Estado …, inscrita no C.N.P.J. sob o nº …, e no Cadastro Estadual sob o nº …, perfazendo um total de R$ … (Valor expresso), totalmente integralizadas.

Parágrafo único. O CESSIONÁRIO é sócio da referida empresa com … quotas de participação, somando-se a estas as quotas acima descritas de propriedade do CEDENTE, nos termos do artigo 1.057 do Novo Código Civil (Lei nº 10.406 de 10/01/2002), e deste contrato.

II – DOS EFEITOS

Cláusula Segunda. O CESSIONÁRIO será o responsável pela averbação deste instrumento subscrito pelos sócios anuentes com o escopo de que esta cessão produza efeitos quanto aos terceiros1.

III – DA REMUNERAÇÃO

Cláusula Terceira. Pela cessão das quotas, objeto deste contrato, o CESSIONÁRIO pagará ao CEDENTE a quantia de R$ … (Valor expresso), em parcela única, à vista, diretamente a este ou procurador por ele nomeado.

IV- DA RESCISÃO

Cláusula Quarta. O presente poderá ser rescindido caso uma das partes não cumpra o estabelecido neste instrumento, responsabilizando-se a que deu causa pelas perdas e danos que a outra venha a sofrer.

V – DO PRAZO DA CESSÃO

Cláusula Quinta. As quotas sociais da empresa serão cedidas ao CESSIONÁRIO pelo prazo de … meses.

VI – CONDIÇÕES GERAIS

Cláusula Sexta. O CESSIONÁRIO declara-se ciente da situação econômica em que se encontra a empresa, não podendo alegar o contrário para se imiscuir de cumprir o previsto neste instrumento.

Cláusula Sétima. O presente contrato passará a valer entre as partes a partir da assinatura pelas mesmas, obrigando-se também os herdeiros e sucessores a bem cumprí-lo.

VII – DO FORO

Cláusula Oitavo. Para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do CONTRATO, as partes elegem o foro da comarca de (xxx);

São Paulo/SP, ___de______________de____.

________________________________     ___________________________________

Cedente                                                       Cessionário

________________________________     ___________________________________

Nome e RG                                                   Nome e RG

Nota

1. Art. 1.057, parágrafo único, do Novo Código Civil (Lei nº 10.406 de 10/01/2002).

Assim constava do modelo:

“Cláusula 2ª. O CESSIONÁRIO se responsabilizará pelo arquivamento da alteração do contrato social na Junta Comercial, no prazo de trinta dias, para que o presente instrumento possa valer perante terceiros.”

Art. 1.057. – Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem seja sócio, independentemente de audiência dos outros, ou a estranho, se não houver oposição de titulares de mais de um quarto do capital social.

Parágrafo único – A cessão terá eficácia quanto à sociedade e terceiros, inclusive para os fins do parágrafo único do art. 1.003, a partir da averbação do respectivo instrumento, subscrito pelos sócios anuentes.