Saiba como se beneficiar do e-CPF e do e-CNPJ

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Saiba como se beneficiar do e-CPF e do e-CNPJ

Sistema digitalizado auxilia na gestão do tempo empresarial

O CPF e o CNPJ agora também são digitais. Entre os benefícios do sistema estão a retirada de uma certidão negativa, retificação de documentos pessoais e jurídicos, fazer financiamento sem sair de casa, abrir uma conta bancária sem enfrentar filas, entre outros. Com estes documentos digitalizados, o cidadão poderá realizar as transações de forma virtual, funcionando como uma assinatura eletrônica da pessoa ou de uma empresa.

O empresário ou pessoa física poderá fazer seu e-CPF ou e-CNPJ por meio de uma empresa especializada no serviço (Fenacon-Sescon, Serasa, Certisign ou Serpro, entre outras certificadoras). As informações prestadas deverão ser compatíveis com as que constam na base de dados da Receita Federal do Brasil.

Ambos são utilizados por meio de um cartão e leitora óptica ou e-token (similiar ao pen-drive), mediante a criação de uma senha pessoal do usuário. A novidade é que, no futuro, os correntistas de bancos poderão inserir este serviço nos pacotes bancários dos clientes para baratear o processo e agilizar as transações.

A tendência de utilização destes serviços será cada vez maior no futuro. Há sistemas de câmbios que já utilizam este mecanismo, como o do Banco do Brasil. O e-CPF e o e-CNPJ facilitam o relacionamento entre empresas com fornecedores, empresas com seus próprios clientes e com o Governo. Você evita o uso excessivo do papel e o deslocamento da empresa  ao fazer todas as operações por meio do computador.

· Empresas

O e-CNPJ é bem difundido entre as médias e grandes empresas. No caso específico deste documento, os empresários interessados podem realizar operações no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Com o e-CNPJ,  uma empresa pode emitir Notas Fiscais Eletrônicas, assinar contratos digitais, acompanhar processos legais, verificar a autenticidade de informações divulgadas na versão on-line do Diário Oficial, consultar e regularizar a situação cadastral e fiscal, emitir certidões, gerar procurações eletrônicas, acompanhar processos fiscais, entregar a DIPJ,  a DCTF, além de fazer o REDARF. Todas estas tarefas podem ser feitas sem sair do escritório.

 

 

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