Qualidade de vida | Muito mais que saúde física

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Quando descobrimos mais aspectos da nossa vida, melhoramos nossa qualidade de vida.

Vivemos numa época de grande agitação e múltiplas atividades. Temos sempre a sensação de que a vida está passando rápida demais. Tornou-se comum ouvir falar e buscar uma melhor qualidade de vida.

Mas, na realidade, o que é qualidade de vida? Fazer exercícios físicos regularmente? Praticar esportes? Ter uma alimentação balanceada?

Será que o ser humano tem apenas as necessidades físicas e biológicas para atender?

A cada dia se descobre que qualidade de vida é muito mais que isso: é qualidade de pensamento, do ambiente físico, do trabalho, das emoções etc.

Para tornar a vida mais saudável e mais satisfatória em nosso dia-a-dia, devemos compreender melhor o que é realmente qualidade de vida e suas dimensões.

As 4 dimensões da qualidade de vida

1• Existir é a nossa capacidade de perceber a nossa missão de vida, quando conseguimos responder às perguntas: ‘quem sou eu’? Sou capaz de integrar outros aspectos à minha vida, como a vida afetiva, criativa e familiar?

2• Qualidade do viver é o desenvolvimento de um projeto de vida, conhecendo seus pontos fortes e fracos. Estou colocando meus projetos em ação? Aonde quero chegar? Quanto dinheiro quero em meu bolso? Por quê e para quê?

3• Conviver com qualidade é a nossa capacidade de amar, colaborar, transcender, abrir caminhos para a intuição. Podemos ser mais solidários.

4• Servir com qualidade é dar sentido à nossa vida, agregando valor à vida dos outros. Viver na prática o sentido ético de fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós.

Portanto, o perfil de cada indivíduo, seu ambiente de formação, a percepção de seus valores e missão e, por fim o seu relacionamento com o outro, devidamente trabalhados, podem oferecer uma melhor qualidade de vida.

Para amenizar o stress, precisamos de um planejamento pessoal e de um objetivo de vida. Quando conseguirmos responder a estes novos desafios, haverá maior satisfação em nossa vida, o que aumentará nossa auto-estima.

Além do tradicional check-up médico, podemos implantar em nosso cotidiano um check-up de qualidade pessoal, que inclui mais aspectos de nossa vida.

Empresas que contam com dirigentes e colaboradores com qualidade de vida pessoal, conseguem melhorar o padrão de qualidade em seus produtos e serviços.

Dicas para melhorar a qualidade de vida

• Desenvolver habilidades afetivas.

• Desenvolver a capacidade de perdoar.

• Desenvolver o sentimento de gratidão.

• Desenvolver o sentimento de justiça.

Qualidade de vida muitas vezes é associada ao sentimento e concepção de felicidade, que é o quanto você gosta da vida que leva.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Reforma Tributária: Como Ela Afetará Seu Negócio

Em outubro deste ano foi outubro, foi apresentada a primeira versão do relatório da reforma tributária no Senado Federal. A reforma tributária tem sido um tema recorrente no universo empresarial, despertando curiosidade e preocupação em muitos empreendedores. É fundamental entender

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Precisa de Ajuda?