Porque fazer amizades no trabalho?

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Amigos verdadeiros ajudam a melhorar a saúde, tornam a vida melhor e aumentam a satisfação profissional.

Para a psicóloga e terapeuta organizacional Kátia Mestriner, ser colega é ser gentil, cortês, colaborador, e compreender as dificuldades de cada um na realização das tarefas. “É colocar-se à disposição sempre que possível. Isto é um dever profissional, é uma postura cada vez mais valorizada e reconhecida pelas boas organizações”, diz. Ela ressalta que, entre os colegas, podem estar alguns amigos, cuja relação deve ser cultivada após cuidadosa escolha, porém nem sempre proposital ou consciente.

O saudável é poder fazer esta escolha e perceber que não é possível ser amigo de todo mundo, mas é fundamental ser colega de todos no ambiente de trabalho. Amigos são aqueles com quem se pode contar, que sabem ouvir e compreender, além de aturarem a chatice e o eventual mau humor de cada um. O amigo aceita a pessoa, apesar das dificuldades e limitações. “É engraçado reconhecer que muitos amigos sentem ciúmes, mas também ternura, raiva e que até competem entre si. A competição, na maioria das vezes, é alimentada pelas estruturas organizacionais”, afirma Kátia.

Cabe às empresas realizarem encontros e reuniões informais, livre das metas e pressões cotidianas, onde as pessoas possam expressar as outras facetas de sua personalidade. Uma festa junina ou de final de ano são bem-vindas. Empresas que estimulam o convívio entre seus funcionários facilitam o desenvolvimento de laços mais fortes de amizade. Porém, ainda são poucas as organizações que se preocupam com a qualidade de vida dos colaboradores e dos próprios gestores.

O trabalho é uma parte importante do mundo social das pessoas. Nele acontecem as interações necessárias para que a organização atinja seus objetivos. É importante manter o ambiente pacífico para que as relações não sejam empecilhos para o cumprimento das tarefas. A amizade, um tipo tão especial de sentimento, continuará ocorrendo no ambiente organizacional independentemente do desejo dos gestores e, como todo fenômeno humano, pode ser também de grande proveito para a produtividade. Isto porque, segundo a psicóloga, ela pode transformar a empresa em um lugar onde vale a pena estar!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Reforma Tributária: Como Ela Afetará Seu Negócio

Em outubro deste ano foi outubro, foi apresentada a primeira versão do relatório da reforma tributária no Senado Federal. A reforma tributária tem sido um tema recorrente no universo empresarial, despertando curiosidade e preocupação em muitos empreendedores. É fundamental entender

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Precisa de Ajuda?