Saiba quais são os tipos de notas fiscais

Descubra quais são os tipos de notas fiscais que existem

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Ao abrir uma empresa, você precisa estar ciente de que terá de cumprir com diversas obrigações, dentre as quais está a obrigatoriedade de enviar aos órgãos públicos todas as informações sobre seu faturamento.

A Nota Fiscal é a maneira mais comum e mais fácil de fazer isso. Por essa razão, se você tem uma empresa, certamente precisa entender por que e quando a nota fiscal deve ser emitida e as principais diferenças entre os tipos de notas fiscais que existem.

Para ajudar você, trouxemos neste post tudo o que precisa saber sobre os principais tipos de Nota Fiscal. Vamos ver?!

Afinal, o que é nota fiscal?

A Nota Fiscal (NF) é o documento responsável por registrar as vendas de uma empresa, e por meio dela muitas coisas podem ser resolvidas. 

Por exemplo, por intermédio da NF é possível calcular os impostos de uma empresa, a estimativa de lucro e até mesmo controlar o estoque.

A emissão desse documento é uma atividade exigida por lei em todas as operações comerciais tributáveis. 

Assim, a falta de emissão da nota fiscal pode causar desorganização da gestão financeira da sua empresa, o cálculo incorreto de impostos e, em alguns casos, até configurar crime de sonegação fiscal.

A Nota Fiscal também é benéfica para os consumidores, já que por meio dela é possível comprovar a compra de um produto ou a contratação de algum serviço.

Quais são os tipos de Nota Fiscal?

Cada categoria deve emitir o seu próprio modelo de documento fiscal. Nesse sentido, as notas fiscais são classificadas em três tipos: de entrada, de saída e de serviço.

As de entrada servem para registrar as compras realizadas pela empresa e as devoluções. As de saída servem para registrar as vendas e remessas. As de serviço são emitidas para comprovar a prestação de um serviço.

De forma que existem muitos tipos de notas fiscais. Confira os principais a seguir!

Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e)

A Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e) é emitida na venda de produtos físicos e funciona como substituta ao modelo impresso. 

Emitida e armazenada eletronicamente, ela deve ser utilizada nos casos em que incidem ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) e também o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

A emissão é realizada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) de cada estado e necessita da presença de uma assinatura digital.

Quando ocorre a emissão desse tipo de nota em razão da compra de produto físico pela internet, o consumidor recebe uma versão por e-mail e um Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe), como é mais conhecido. 

O Danfe possibilita que você acompanhe a mercadoria durante o seu transporte e evita possíveis problemas com a fiscalização. 

LEIA TAMBÉM: Quais os principais tipos de empresa para abrir no Brasil?

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)

Conforme o próprio nome remete, a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) é emitida pelos prestadores de serviços. 

Dessa forma, essa nota deve ser emitida por cursos e faculdades, por exemplo. 

Cumpre ressaltar que as regras para sua emissão podem variar por se tratar de um serviço municipal. Entretanto, a maioria das cidades já possibilitam a sua emissão por meio de um cadastro online e de fácil acesso. 

Lembrando que os empreendedores pessoas físicas não são obrigados por lei a emitir a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, exceto quando o cliente for uma pessoa jurídica, fato em que a emissão é obrigatória.

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é aquela emitida no varejo para o consumidor final. 

Esse documento é emitido exclusivamente no formato online, e para ter validade precisa de uma assinatura digital.

Nota Fiscal Avulsa (NFA-e)

A NFA-e (Nota Fiscal Avulsa) é um documento utilizado apenas por não contribuintes do ICMS. Geralmente é utilizada por MEIs (Microempreendedores Individuais) e por Pequenas Empresas.

As regras para sua emissão podem sofrer alterações de acordo com o estado. 

Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e)

O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é utilizado quando ocorre a prestação de serviço de transporte de cargas entre municípios e é de responsabilidade da transportadora de carga.

Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e)

O Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e), por sua vez, é utilizado quando ocorre a prestação de serviço de transporte com movimentações de cargas interestaduais (entre estados).

Nota Fiscal Complementar

A Nota Fiscal Complementar é utilizada para corrigir uma nota fiscal, seja pela quantidade de mercadoria ou pelo valor dos impostos.

Nesse caso, a soma da nota fiscal original com a nota fiscal complementar deve representar a operação correta, ou seja, o valor efetivo da operação.

Nota Fiscal Denegada

A Nota Fiscal Denegada é emitida quando existe irregularidade fiscal em uma das partes envolvidas na transação. 

Nota Fiscal de Devolução

A Nota Fiscal de Devolução é utilizada para anular operações de compra e venda quando elas foram canceladas. Para isso, deve ser emitida dentro do prazo estipulado para o cancelamento. 

Nota Fiscal de Exportação

A Nota Fiscal de Exportação é emitida quando o consumidor se encontra no exterior. 

Ficou com alguma dúvida em relação à emissão de notas? Então, conte com quem entende do assunto para auxiliar você. Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe contábil especializada, a qual poderá ajudá-lo na tomada das melhores decisões para você e para sua empresa. 

Para ter acesso a mais assuntos como este, acompanhe nosso Blog.

5/5 - (1 vote)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Reforma Tributária: Como Ela Afetará Seu Negócio

Em outubro deste ano foi outubro, foi apresentada a primeira versão do relatório da reforma tributária no Senado Federal. A reforma tributária tem sido um tema recorrente no universo empresarial, despertando curiosidade e preocupação em muitos empreendedores. É fundamental entender

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Precisa de Ajuda?