A economia brasileira está em transformação e, consequentemente, ela irá se refletir nas empresas e em seus negócios. Da mesma forma a revolução digital vem transformando o modo de se fazer negócios e impulsionando novas tecnologias de automação para o mercado. As soluções tecnológicas mais avançadas permitem a redução de custo operacional, o envolvimento de todas as pessoas e processos sob um mesmo fluxo de colaboração, incluindo o acesso de dados de qualquer lugar, o compartilhamento de informações, resolução de problemas, tomada de decisão etc. Quanto mais ágeis e eficientes forem as empresas, os clientes serão melhor atendidos e ficarão mais satisfeitos, contribuindo inclusive com sua fidelização. Como tendências na era digital, com foco na inteligência da informação, destacamos para reflexão a Cloud Computing, Data Analytics, Internet of Things, Governança de Dados e a necessidade de Reestruturação dos Organogramas para enfrentar estes novos desafios. Cloud Computing A Computação em Nuvem (ou Cloud Computing) é um sistema de processamento de dados formado por servidores com capacidade robusta que permite o acesso às informações e a execução de tarefas pela internet de diferentes lugares, dentro ou fora da empresa. Um sistema flexível que permite com que as empresas possam ampliar seus negócios com significativa redução de custos e aumento de produtividade. Com Cloud Computing não é necessário ter uma estrutura fixa de servidores com capacidade de computação pré-determinada. O uso do processamento varia de acordo com a necessidade momentânea de cada tarefa, tornando-se uma excelente ferramenta de sustentabilidade e gestão do ambiente de guarda, uma vez que, se bem administrado, possibilita redução de riscos de perda de evidências guardadas em documentos ou pela falta de backup físico de dados. O uso de tecnologia em nuvens possibilita às empresas criarem um ambiente inteligente de armazenamento de informações, com observância, evidentemente, de todos os protocolos de sigilos e confi dencialidade, assim como as regras internacionais de gestão e armazenamento. Data Analytics As empresas, de diversos portes e segmentos, vêm empregando ferramentas de análise de dados (ou Data Analytics) para apoio estratégico, adquirindo insights valiosos acerca das tendências de todos os tipos de mercados, como comportamento de consumidores, disponibilidade de candidatos à vagas de emprego e melhoria da eficiência na produção, como aprimoramento do controle de gastos e as revisões de tarefas. O processo de analisar dados com propósito específico é a grande revolução que vem tomando conta do mercado. O cruzamento analítico de grandes volumes de dados oriundos de diversas plataformas, estruturadas ou não, que são coletados, armazenados e interpretados sem interferência humana e com maior grau de assertividade, permite entender o comportamento de certos fenômenos não identificados ou compreendidos, facilitando a tomada de decisões mais precisas e em tempo real, sobretudo, antes da concorrência. O uso e a analise maciça de dados é um caminho sem volta. A redução de riscos e o resultado de testes sobre milhares de transações, sem a necessidade de extração de uma amostra, geram credibilidade, maior visão estratégica e melhor dimensionamento das atividades de controles. No entanto, é preciso ter infraestrutura suficiente para armazenar e processar estas informações, o que pode ser um grande desafio devido ao tamanho e evolução dos dados. Internet of Things A “Internet das Coisas”, ou Internet of Things (IoT) é um conjunto de novas tecnologias que conectam objetos do dia a dia com a internet e fazem com que eles se comuniquem mutuamente, criando funções novas e aumentando a praticidade de funções prévias. A internet das coisas é uma realidade em evolução. Sua intensificação permite que vários dispositivos passem a ser geradores automáticos de dados, coletando informações relevantes sobre os interesses, necessidades e comportamento dos usuários de aplicativos e programas; então, estes dados são usados para oferecer melhores soluções especificamente adaptadas para cada usuário, melhorando a experiência individual do serviço. Por sua vez, o usuário tem maior acesso prático à informação, seja por leitores ópticos, leitores de códigos de barras ou QRCodes, que eliminam a necessidade de digitação, o que eleva o ambiente de gestão das empresas à outro patamar. Governança de Dados Não se pode perder de vista que a tecnologia é, em essência, uma ferramenta auxiliar, jamais o tópico principal. Ela serve para ampliar e primorar as oportunidades de negócios. As novas tecnologias e o ambiente de inovação proporcionam grandes reflexões e preocupações, referentes à propriedade de dados, integridade de informações e privacidade. Então, um processo robusto de governança de dados se torna importante, visando a prevenção e detecção de fraudes. Reestruturação dos Organogramas Independentemente de suas áreas de atuação, as empresas precisam reestruturar seus organogramas, redimensionar seus recursos humanos e repensar as novas estratégias. As ferramentas tecnológicas existem para suprir lacunas do dia a dia, fazer o tempo render, e otimizar recursos e informações. É necessário buscar as ferramentas certas para as suas expectativas e necessidades. As inovações tecnológicas e a automação dos processos estarão cada dia mais presentes na gestão das empresas. O foco que devemos ter está na utilização da informação para tomada de decisões acertadas para garantir perenidade às organizações. Edição | BGC | 1902

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As organizações se comportam da forma como as pessoas, principalmente, como os seus líderes se comportam. A cultura organizacional é um sistema dinâmico e em constante movimento. Mesmo quando as empresas não estão conscientemente fazendo a gestão da cultura, ela está se modificando e ganhando contornos que podem ou não ser adequados para sustentar a execução da estratégia e dos planos de negócios.

A Declaração Corporativa é uma ferramenta poderosa que permeia a cultura organizacional e influência na melhoria dos resultados. Ela é composta de três pilares: Missão, Visão e Valores. A Missão define a tarefa da empresa diante do mercado e da sociedade, a Visão anuncia um lugar no futuro que desejamos alcançar no longo prazo e os Valores são as crenças e princípios que pautam cada uma das ações da organização e de seus colaboradores.

Nosso foco de estudo está centrado nos Valores (e/ou Princípios) Organizacionais. Por ser o que as organizações têm de mais valioso, eles definem normas e padrões de conduta a serem seguidos, tornando explicito aquilo que a organização acredita, pratica e valoriza. Seus conceitos são os alicerces que sustentam a construção e a validação da estratégia empresarial.

Os Valores são características, as virtudes, as qualidades da organização que podem ser objeto de avaliação, como se estivessem em uma escala. São atributos importantes para a empresa, virtudes que se pretende ser preservadas ou incentivadas e às quais deve ser dado mérito. Já os Princípios são pontos que a organização não está disposta a mudar. Em alguns casos podem vir expressos como uma carta de princípios, credo ou uma profissão de fé, declarando quais são as crenças básicas da empresa. Outras criam um código de ética, aquilo que é considerado aceitável e aquilo que não é admissível. Não há meio termo: ou são respeitados plenamente ou estão sendo violados, como a honestidade, a lisura nos negócios, a fidelidade a compromissos assumidos etc.

Para uma empresa que deseja alcançar resultados positivos no longo prazo com seus clientes, fornecedores, colaboradores e com a comunidade onde está inserida, deve vivenciar e manter uma postura Ética, nutrindo seus valores e um alto nível de comprometimento com sustentabilidade, construindo bases sólidas para um movimento voltado à cidadania corporativa. Esta condição tornou-se primordial para qualquer tipo de empresa, independente do porte e setor onde atua.

Os Valores Organizacionais podem atrair exatamente o tipo de cliente que a empresa deseja. Os clientes também tendem a escolher as organizações com base nos valores que elas representam e como os clientes se identificam com tais valores, o que pode garantir que eles permaneçam leais, apesar do aparecimento de novas empresas no mercado. Eles atraem também colaboradores que se alinham e compartilham os mesmos valores. Serão mais engajados com os objetivos e com o propósito da organização.

A motivação para tal iniciativa é decorrente de uma série de transformações, que configuram um novo cenário no mundo dos negócios. A possibilidade de abraçar uma causa social, por menor que seja, envolvendo uma rua, um bairro, uma comunidade ou uma cidade, por exemplo, é válida para qualquer empresa.

Para estabelecer uma proposta Ética e Social de trabalho e direcionar melhor o foco de suas ações, a empresa deve, antecipadamente, compreender qual é o seu papel na comunidade. Trabalhando desta forma, além de ampliar o campo de exposição a todos aqueles com quem se relaciona, a empresa também pode ficar mais competitiva, graças à valorização que está sendo conferida a esta sua nova postura.

Neste contexto, a sociedade está exigindo das empresas muito mais que apenas qualidade em produtos e serviços. Atualmente, o apelo tem se voltado à oferta de produtos e serviços ambientalmente corretos e as práticas sociais éticas, numa abordagem mais ampla e ativa.

Mesmo que o movimento por estas causas estejam numa dinâmica não tão acelerada quanto necessária, o tempo, mais cedo ou mais tarde, obrigará todas as empresas a repensarem sua postura, as enquadrando neste novo cenário. Deste modo, uma empresa não pode ficar dependente das outras para iniciar ações neste sentido. Ela pode adotar uma causa e seguir adiante. Com o passar do tempo, certamente, outras empresas seguidoras abraçarão a mesma causa, constituindo uma nova força a um movimento que sua empresa ajudou a construir ou, melhor ainda, foi precursora em sua instituição. Um exemplo mais claro sobre o que é trabalhar com Ética, pode ser verificado através das relações que uma empresa constrói com seus clientes.

Assim, ela é Ética, por exemplo, quando trabalha agregando transparência em suas relações, proporcionando bons resultados para si mesma e para o cliente, não se esquecendo da sociedade. Com a sociedade, a empresa, em ações mais pontuais, assume uma postura Ética ao se mostrar preocupada com o meio ambiente e o combate à poluição, por exemplo.

Também quando se discute ética nas empresas é fundamental envolver um dos seus ativos mais valiosos, os seus colaboradores, com tratamento de valorização e respeito, expressando suas opiniões e colaborando com a tomada de decisões. Os Valores funcionam como uma bússola moral, para a equipe, ajudando-os a decidirem qual atitude tomar e como agir, independente do desafio que encontrem.

Vivenciando esses valores na prática diária da empresa, ela também pode ser traduzida no clima e cultura organizacional pelo bem-estar e condições proporcionadas para o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus colaboradores, sem assumir, no entanto, um caráter assistencialista. Desta forma, a mudança começa na “própria casa”, ou seja, nas relações internas, para só depois se propagar externamente. Valores modifican comportamentos, e ao fazé-lo, modificam o mundo a nossa volta.

Edição | BGC | 1901

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