Crescimento | Um dos principais objetivos do planejamento estratégico

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Muitos empresários e administradores colocam o crescimento como um dos principais objetivos do planejamento estratégico, porque, em nossa sociedade, crescimento é sinônimo de sucesso. As empresas que deram excessiva ênfase ao crescimento, descobriram a duras penas, que o simples crescimento não é necessariamente o apogeu, a garantia de sucesso.

Só a procura por mais vendas e/ou desenvolvimento de novos produtos não garantem o crescimento da empresa. É necessário que duas premissas básicas sejam respeitadas:

a) reconhecer que mudanças contínuas nos hábitos dos consumidores, na tecnologia e na economia, marcam a nossa época, conhecida como “a era da descontinuidade”;

b) definir objetivos de crescimento, capitalizando oportunidades futuras, seguidas de planejamento estratégico esmerado para alinhar as potencialidades da empresa com essas oportunidades.

As empresas que lograram êxito são as que aumentaram o nível de suas vendas, e ao mesmo tempo incrementaram significativamente a margem de lucro.

Empresas bem sucedidas compartilham denominadores que nos permitem identificar algumas características que propiciaram o seu sucesso. As principais que todo empresário moderno precisa conhecer:

a) presença num mercado em crescimento ascendente;

b) produtos tecnologicamente sofisticados e que, por isso, ofereçam melhores perspectivas de crescimento do que aqueles que não acompanharam a evolução dos tempos;

c) lançamento de novos produtos, que contribuam com o crescimento das vendas, desde que, tenham sinergia com os outros produtos da empresa;

d) crescimento vertical através da aquisição de novos produtos.

Finalmente, ressalte-se que, a disposição para mudar e habilidade para planejar não são suficientes. Pessoas são a essência do negócio, a causa de seu crescimento ou declínio. Portanto, os aspectos: adaptação à mudança, planejamento esmerado e bons profissionais são as garantias que as empresas devem possuir, quando da consecução de seu objetivo de crescimento.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Reforma Tributária: Como Ela Afetará Seu Negócio

Em outubro deste ano foi outubro, foi apresentada a primeira versão do relatório da reforma tributária no Senado Federal. A reforma tributária tem sido um tema recorrente no universo empresarial, despertando curiosidade e preocupação em muitos empreendedores. É fundamental entender

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
Precisa de Ajuda?